Empresas sediadas na região afetada tiveram que dispensar funcionários, hospitais precisaram acionar geradores, condomínios precisaram recorrer a caminhões-pipa para abastecer água e comerciantes se viram diante de uma situação caótica. A situação foi descrita como um verdadeiro caos por várias pessoas afetadas.
Adriana da Silva, proprietária de um comércio na Bela Vista, relatou as dificuldades enfrentadas: “Fica tudo um caos. Nosso forte aqui é a entrega de galão de água. E não tem como entregar porque não tem elevador funcionando nos prédios”. A Enel Distribuição São Paulo confirmou que um dos circuitos da rede de distribuição teve problemas, levando a uma interrupção no serviço.
A empresa afirmou que, até as 14h, 60% dos clientes afetados já tinham tido a energia restabelecida. No entanto, durante os trabalhos para reconfigurar a rede afetada, foi identificado um indicativo de nova falha, levando ao desligamento preventivo de um dos circuitos. Ainda assim, a Enel garantiu que estava trabalhando para normalizar a situação.
O Hospital Santa Isabel, da Rede D’Or, teve que recorrer a geradores devido à falta de energia, garantindo o funcionamento das áreas vitais. Empresas da região também tomaram a decisão de dispensar funcionários com a demora na volta da energia elétrica. Ao longo do dia, a concessionária informou que, até as 16h05, 97% dos clientes afetados já tinham tido o fornecimento de energia restabelecido.
Diante de um cenário de caos e dificuldades, os moradores e comerciantes da região central de São Paulo enfrentaram mais um dia de desafios devido à falta de energia elétrica, mostrando a importância de investimentos e melhorias na infraestrutura energética da cidade.