Apesar do vazamento, o BC assegurou que informações sensíveis como senhas, dados de movimentações ou saldos financeiros não foram expostos. Apenas dados cadastrais vinculados às chaves, como nome dos usuários, CPF, instituição de relacionamento, agência e tipo da conta, foram comprometidos.
É importante destacar que o BC ressaltou que os usuários afetados serão notificados exclusivamente através do aplicativo ou internet banking de sua instituição financeira. O órgão regulador alertou que não serão utilizados outros meios de comunicação como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.
Diante dessa situação, o Banco Central garantiu que as medidas necessárias estão sendo tomadas para investigar detalhadamente o caso e que serão aplicadas as sanções previstas pela regulação. Mesmo sem ser obrigatório por lei, o BC decidiu comunicar o incidente à sociedade devido ao compromisso com a transparência em sua atuação.
Esse vazamento de dados reforça a importância da segurança cibernética e da proteção das informações dos usuários. As instituições financeiras e entidades reguladoras devem estar vigilantes para garantir a confidencialidade e integridade dos dados dos clientes, a fim de manter a confiança no sistema financeiro nacional.