Projeto de Lei propõe absorção de vias de acesso por concessões de rodovias federais, garantindo equilíbrio contratual e benefícios mútuos.

Na última terça-feira, 15 de março de 2024, o deputado Darci de Matos (PSD-SC) apresentou o Projeto de Lei 5040/23, que tem como principal objetivo permitir que os contratos de concessão de rodovias federais absorvam vias de acesso e marginais não previstas originalmente, mesmo que tenham sido construídas por terceiros. A proposta, que está em análise na Câmara dos Deputados, prevê também o reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos para compensar as novas obrigações do concessionário.

Segundo Matos, a intenção do projeto é antecipar possíveis situações que podem ocorrer nos contratos de concessão, proporcionando benefícios tanto para as concessionárias quanto para o poder público. O deputado ressalta que a proposição permite que as empresas concessionárias gerenciem esses trechos adicionais construídos por estados, municípios ou particulares, desde que haja a possibilidade de reequilíbrio contratual.

O PL 5040/23 altera a Lei 10.233/01, que estabeleceu a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e agora segue para ser analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) em caráter conclusivo. Caso haja decisão divergente entre as comissões ou recurso assinado por 52 deputados, a matéria será apreciada no Plenário.

A proposta do deputado Darci de Matos tem como objetivo proporcionar uma maior eficiência na gestão das rodovias concedidas, possibilitando que as concessionárias assumam a responsabilidade por vias de acesso e marginais não previstas inicialmente nos contratos. Com isso, busca-se garantir um equilíbrio nos contratos de concessão e promover melhorias no sistema de transporte terrestre do país.

Em resumo, o PL 5040/23 traz mudanças significativas nas regras para concessões de rodovias federais, visando aprimorar a gestão e garantir um ambiente mais favorável para os setores público e privado. Agora, caberá aos parlamentares analisar e discutir a proposta para decidir sobre sua aprovação e possíveis futuras alterações.

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