Senador Zequinha Marinho critica presença de pautas ideológicas LGBTQIA+ e do MST na Conferência Nacional de Educação 2024.

Em seu pronunciamento no Plenário nesta quinta-feira (7), o senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) expressou sua preocupação com a presença de “pautas ideológicas” do movimento LGBTQIA+ e do Movimento Sem Terra (MST) durante a Conferência Nacional de Educação 2024, realizada em Brasília. Segundo o senador, essas questões não contribuem para a melhoria da qualidade da educação no Brasil.

Durante o discurso, Zequinha questionou se a conferência era realmente voltada para a educação ou se estava sendo utilizada como um espaço para discutir questões ideológicas e impor posições. Ele ressaltou que o Fórum Nacional de Educação já entregou ao ministro da Educação, Camilo Santana, o documento final da conferência, que servirá como base para a elaboração do projeto de lei do Plano Nacional de Educação (PNE) para os próximos 10 anos. Esse projeto será analisado pelo Congresso.

O senador destacou que algumas propostas do antigo PNE serão renovadas, como a universalização da pré-escola para crianças a partir dos 4 anos, a ampliação da educação profissionalizante no ensino médio, a melhoria da qualidade da educação à distância (EAD) no ensino superior e o investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação. Zequinha ressaltou a importância de um debate amplo e qualificado com a sociedade, não limitando-se apenas ao Congresso Nacional.

“A gente precisa fazer um bom debate, e não só um debate aqui dentro do Congresso Nacional”, afirmou o senador. Ele defendeu a realização de sessões temáticas para debater a qualidade do ensino e a sua eficiência. Zequinha enfatizou a necessidade de ouvir aqueles que realmente se interessam pela educação, mas que não foram mobilizados a participar da conferência nacional.

Portanto, o senador Zequinha Marinho coloca em pauta a importância de um debate amplo e qualificado sobre a qualidade da educação no Brasil, destacando as propostas para o novo Plano Nacional de Educação e a necessidade de ouvir a sociedade nesse processo de construção de políticas educacionais.

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