Destinado a estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio em escolas públicas e da graduação nessas áreas específicas, o projeto tem como objetivo enfatizar a presença feminina nesses campos, historicamente dominados por homens. A ideia é dar visibilidade e apoio para que mais mulheres se destaquem no cenário científico.
A cientista Hildete Pereira de Melo destaca a importância da presença feminina na ciência e relembra pioneiras como Marie Curie e Bertha Lutz, que deixaram suas marcas na história com suas descobertas e conquistas. Hildete menciona também a brasileira Johanna Döbereiner, cujas pesquisas foram fundamentais para o desenvolvimento do cerrado brasileiro.
Porém, apesar de um grande número de bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado no país ser composto por mulheres, a presença feminina em cargos de liderança ainda é reduzida. Há um desafio cultural a ser superado, segundo a geneticista Lygia da Veiga Pereira, que destaca a dificuldade de conciliar maternidade e carreira científica.
Lygia relata as dificuldades enfrentadas ao tentar equilibrar os desafios da maternidade com a produção científica, ressaltando a importância de garantir que a responsabilidade da maternidade não impeça as mulheres de conquistar seus objetivos profissionais. A cientista enfatiza que a maternidade é essencial para a sociedade, mas não deve limitar as oportunidades e ambições das mulheres em outros campos.
A iniciativa do CNPq representa um passo importante na promoção da igualdade de gênero nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, dando visibilidade e apoio para que mais mulheres possam se destacar e contribuir significativamente para o avanço científico e tecnológico do país.