Governo propõe lei para remuneração mínima de motoristas de aplicativos e permite atuação em múltiplas empresas, garantindo direitos trabalhistas.

O governo está prestes a enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei complementar que visa estabelecer uma remuneração mínima para os motoristas de aplicativos. Com mais de 100 projetos sobre o assunto em tramitação na Câmara dos Deputados, a proposta do governo tem como objetivo oferecer direitos básicos para cerca de 1,5 milhão de motoristas no país.

De acordo com o projeto, os motoristas terão direito a receber no mínimo R$ 32,90 por hora de trabalho, sendo R$ 24,07 destinados a custear despesas como celular, combustível, manutenção do veículo, seguro, impostos, entre outros. Essa parcela não será considerada parte da remuneração mínima de R$ 1.412, que é o salário mínimo nacional.

A intenção do governo é manter esses trabalhadores como autônomos, garantindo algumas garantias, como benefícios previdenciários do INSS. O presidente da Comissão de Trabalho, deputado Airton Faleiro (PT-PA), ressaltou a importância desses benefícios em entrevista à Rádio Câmara, destacando a contribuição de 7,5% para o INSS e o pagamento de 20% pelo empregador.

O projeto também estipula que a jornada de trabalho dos motoristas seja de oito horas diárias, com um máximo de 12 horas, e que eles possam trabalhar para quantas empresas desejarem. Além disso, o deputado Airton Faleiro tem buscado incluir os entregadores do iFood nas negociações do projeto, enfrentando resistência da empresa.

Entretanto, nem todos os parlamentares estão de acordo com a urgência na análise do projeto. O coordenador da Frente Parlamentar dos Motoristas de Aplicativos, deputado Daniel Agrobom (PL-GO), argumentou que é preciso mais tempo para analisar e discutir a proposta. Agrobom é autor de um projeto alternativo de regulamentação da profissão, destacando a importância de uma remuneração mínima justa para os motoristas de aplicativos.

O projeto do governo surge como fruto de um grupo de trabalho que contou com a participação de representantes dos trabalhadores e das empresas, além do acompanhamento da Organização Internacional do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho. A regulamentação da profissão de motorista de aplicativo se mostra cada vez mais necessária para garantir direitos e dignidade a esses trabalhadores essenciais para a mobilidade urbana do país.

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