O lance oferecido pelo consórcio vencedor inclui um desconto mínimo de 0,01% do valor que o estado deverá investir no novo sistema de transporte, totalizando a contraprestação de R$ 8,06 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão. Adicionalmente, o estado fará um aporte inicial de R$ 8,9 bilhões, sem desconto.
Com um investimento estimado em R$ 14,2 bilhões durante o período de concessão, o consórcio vencedor será responsável pelo projeto, financiamento, execução e operação dos serviços do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC). A previsão é que o novo sistema de transporte esteja concluído em 2031, possibilitando o trajeto entre Campinas e São Paulo em 64 minutos, com uma parada em Jundiaí e intervalos de 15 minutos entre os trens.
Além disso, o consórcio também realizará melhorias na Linha 7-Rubi, que já liga São Paulo a Jundiaí, e implementará o Trem Intermetropolitano (TIM) entre Jundiaí e Campinas. Com 44 km de extensão e paradas estratégicas, o TIM terá capacidade para até 2.048 passageiros por trem e uma velocidade média de 80 km/h, prevendo a conclusão do sistema até 2029.
O edital de concessão estabelece tarifas acessíveis para os usuários, com o serviço expresso entre São Paulo e Campinas (TIC) custando em média R$ 50 ou menos, enquanto o serviço parador intermetropolitano (TIM) terá tarifa de R$ 14,05. A tarifa da Linha 7-Rubi seguirá o valor público atual de R$ 5. Com os investimentos e melhorias planejados, a expansão do sistema ferroviário proporcionará mais opções de transporte eficiente e confortável para os usuários da região metropolitana de São Paulo.