A origem do Valentine’s Day remonta à história da Igreja Católica, que homenageia dois santos defensores do casamento e do amor, celebrados no dia 14 de fevereiro. O padre Valentim, no século III, realizou casamentos secretos de soldados romanos, apesar da proibição do Império Romano. Da mesma forma, o bispo São Valentim de Terni ajudou na reconciliação de casais, antes de ambos serem executados pelos romanos.
Já no Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho desde 1948, antecedendo o Dia de Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro. A data foi escolhida estrategicamente pelo publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo, que visava impulsionar as vendas em junho, um mês tradicionalmente fraco para o comércio.
Doria, que na época era dono da agência Standart Propaganda, foi contratado pela loja Exposição Clipper para criar uma campanha de marketing que desse um impulso às vendas. A escolha do dia 12 de junho teve como objetivo aproveitar a véspera da celebração de Santo Antônio, que já era uma data conhecida no país.
A estratégia deu certo, e atualmente o Dia dos Namorados é a terceira melhor data para o comércio no Brasil, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.
Segundo a primeira propaganda que instituiu a data no país, “Não é só com beijos que se prova o amor! Não se esqueçam: amor com amor se paga”.
Assim, enquanto o mundo celebra o amor no Valentine’s Day, o Brasil marca a Quarta-Feira de Cinzas e relembra a origem e a importância do Dia dos Namorados para o comércio nacional.