O formulário da pesquisa foi respondido por 5.069 estudantes e 849 professores em 20 estados do Brasil. No Maranhão, a pesquisa contou com a participação de 100% das escolas Educa Mais, evidenciando a eficiência do estado na execução do modelo de ensino integral. Com abrangência nacional, a pesquisa mede a perspectiva da comunidade escolar sobre a execução do modelo pedagógico, considerando a gestão, execução e condições de operação do modelo, bem como a percepção da escola sobre os diversos atores e princípios do ensino integral.
Dentre os dados positivos aferidos pela pesquisa, 80,2% dos participantes aprovaram o aprendizado na prática, enquanto a avaliação individual da atuação do professor na escola alcançou um percentual de satisfação de 96%, sendo que 51% dos respondentes se mostraram satisfeitos e 45% muito satisfeitos.
O vice-governador e secretário de educação do Estado do Maranhão, Felipe Camarão, destacou que o resultado é reflexo do empenho dedicado ao modelo de ensino integral, buscando o desenvolvimento dos estudantes do Ensino Médio público estadual. Segundo ele, o movimento de expansão das escolas de Ensino Médio em tempo integral tem se mostrado muito positivo, refletindo um crescente investimento de outros estados nesse modelo, que vai além da aprendizagem e tem transformado a realidade social de muitos jovens estudantes.
Por sua vez, o secretário adjunto de Educação Profissional e Integral, Delmar Matias, comemorou os resultados e falou sobre a expansão do modelo de escolas em Tempo Integral no Maranhão, ressaltando a autorização do governador Carlos Brandão para a expansão da Educação Integral, alcançando 108 municípios e atingindo 192 escolas.
Além disso, a rede estadual de ensino contará com 83 novos Centros Educa Mais em 2024, elevando o total para 136 unidades escolares, incluindo duas escolas quilombolas. A ampliação do modelo pedagógico também abarca a oferta de educação profissional tecnológica do Estado, com novos Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão e a aprovação da Lei nº 14.640, que institui o Programa Escola em Tempo Integral do Governo Federal e o Plano Maranhão 2025, que institui o Programa de Fortalecimento da Educação Integral no Estado.
Assim, fica evidenciado o comprometimento do estado do Maranhão com a educação em tempo integral e o potencial de transformação e desenvolvimento que esse modelo apresenta para a comunidade escolar.