Iphan busca tombamento de peças roubadas em ataque a terreiros em 1912, considerado o maior ataque à religiões de matriz africana no Brasil.

Esses materiais retornaram por meio de programas de recuperação de patrimônio subtraído. Estão expostos no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL). Eles devem ser reconhecidos como uma só peça na categoria de missão-origens religiosas. Hoje pertencem à autoridade do organismo local Iphan. Daí, as peças receberam o nome “Perseverança”. Este é um interesse excepcional para quem estuda cultural e arte afro-brasileira. Os itens ganharam um nome – a Perseverança – porque imortalizou um sentimento recompensado pela resiliência frente às tentativas de tirar-lhes a visibilidade e descartá-los do universo tabuístico religioso. Fecha a história. Então, abre margens para a discussão do possível significado de recuperá-los como patrimônio artístico e cultural. Como outras missões de patrimônio, a coleção Perseverança analisa do ponto de vista dos historiadores, antropólogos e museólogos. Isso explica que o modo como os pesquisadores e especialistas compreendem as peças é um ponto de interrogação. Certamente, haverá pessoas que entenderão essas peças não apenas tem objetos sagrados. Mas, como elementos prováveis das práticas e mitos oriundos da ancestralidade africana.

Quando o Iphan instruirá localmente as peças, é de se esperar uma ação coletiva e enriquecedora. Organizações extraofficiais dos religiosos de terreiros e muitos pesquisadores serão consultados. O desafio para fazer um tombamento que ilumine as históricas e sociabilidades cultural e arte religiosas é certamente arriscado. O reconhecimento atado às peças da Perseverança consolidará um tipo de relativização ao passado menos comum para a maioria dos museus tradicionais de arte religiosa. Alagoas isolou-se na imortalização de uma messe de prantas sagradas para exposição do episódio de 1912. Até mesmo Adalgisa Nery, antes de formalizar a coletiva, referia-se à coleção de peças como “uma pequena reconstituição de objetos”. E o tempo e o conhecimento destas coleções como um legado são indiscutíveis para a formação cultural da população local e de cidades vizinhas alagoanas, considera-se manancial de um estoque de informações necessárias e relevantes para todos.

Por fim, é possível notar que a posse da coleção Perseverança estabelece-se por meio de discussões e avaliações oriundas de uma rede de vários interessados nos entendimentos deste legado roubado e na sua reconstrução. Portanto, a definição cultural e de arte museal se sobrepõe ao patrimônio histórico e à singularidade desta coleção no contexto brasileiro.

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