Feres ressalta que, durante palestras realizadas em colégios de ensino médio no Rio de Janeiro e em outras cidades do Brasil, tem constatado a falta de informação dos estudantes, sobretudo daqueles que seriam potenciais beneficiários das ações afirmativas. Muitos alunos de colégios públicos desconhecem as regras, o processo de inscrição e as categorias de beneficiados, o que reforça a importância do guia para disseminar esse conhecimento.
O coordenador enfatiza que ingressar em uma universidade pública proporciona uma oportunidade única de mobilidade social e acesso a uma educação de qualidade. Segundo ele, a posse de um diploma universitário público pode aumentar a qualificação profissional e, consequentemente, as chances de conseguir um emprego melhor.
Além disso, o grupo de estudos pretende estabelecer parcerias com organizações interessadas em divulgar a cartilha, ampliando assim o alcance e impacto das informações nela contidas. Dessa forma, mais estudantes terão acesso a orientações sobre as políticas de ação afirmativa e os programas governamentais disponíveis.
O guia fornece detalhes sobre as políticas de ação afirmativa, os tipos de cotas, o acesso ao Programa Universidade Para Todos (Prouni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Programa de Bolsa Permanência, a importância do Enem e o funcionamento do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que reúne vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior em todo o país.
João Feres, que pesquisa o tema das ações afirmativas há duas décadas, destaca que a cartilha aborda avanços significativos em relação à inclusão de pessoas trans e com deficiência no ensino superior ao longo do tempo. O Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa foi criado em 2008 e tem como objetivo produzir estudos sobre ação afirmativa por meio de diversas abordagens metodológicas.
Além disso, o grupo ampliou suas áreas de estudo e atualmente investiga a representação de raça e gênero na educação, mídia, política e outras esferas da vida social. A cartilha, portanto, representa um importante instrumento para disseminar conhecimento sobre ações afirmativas e inclusão nas universidades brasileiras.