Houve uma leve queda no IDSS em comparação ao ano anterior, quando a nota atingiu 0,8128. No entanto, a ANS destaca que o resultado ainda está dentro da variação próxima à pontuação de 0,8, que vem se mantendo ao longo dos últimos 5 anos. O estudo demonstrou que 68,3% das operadoras avaliadas se enquadram nas duas melhores faixas do IDSS, com notas iguais ou acima de 0,6, o que significa que 90,9% dos beneficiários de planos de saúde estão nas operadoras melhor avaliadas no setor.
Uma novidade trazida pelo IDSS 2023 é o Painel Dinâmico, que traz dados do setor por indicador, operadora e faixa de avaliação. O diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Maurício Nunes, destacou a importância da transparência em relação à qualificação das operadoras, visando fornecer informações para uma escolha consciente do beneficiário no momento da contratação e manutenção de um plano de saúde.
Segundo os dados do Sistema de Informações de Beneficiários (SIB), o setor de saúde suplementar responde pela cobertura de 26,22% da população brasileira. São 50,8 milhões de beneficiários vinculados a planos com assistência médica e 32,1 milhões a planos com assistência odontológica. Para o cálculo do IDSS, a ANS utilizou dados extraídos de sistemas nacionais de informação em saúde. Das 896 operadoras avaliadas, 670 eram do segmento médico-hospitalar e 226 do segmento odontológico.
Além disso, as operadoras devem divulgar os resultados do IDSS 2023 em seus sites até o dia 22 de janeiro de 2024, conforme determinação da ANS. Caso discordem dos resultados, elas terão até 9 de janeiro para apresentar recurso, sendo que a agência não aceitará recursos fora do prazo estabelecido.
Outro destaque trazido pela ANS é a Pesquisa de Satisfação de Beneficiários, que começou a ser aplicada em 2018 e teve adesão voluntária por 268 operadoras em 2022, representando 68,8% dos beneficiários do setor. A pesquisa é considerada uma boa prática pela ANS, pois proporciona o estabelecimento de um canal de diálogo com os beneficiários e uma maior participação na avaliação da qualidade dos serviços oferecidos.
Dessa forma, os resultados do IDSS e da Pesquisa de Satisfação de Beneficiários são importantes ferramentas que fornecem transparência e informações fundamentais para a população na hora de escolher um plano de saúde e avaliar a qualidade dos serviços oferecidos pelas operadoras.