Durante a votação, a senadora defendeu a necessidade de formar cidadãos conscientes e engajados com a democracia, enfatizando a importância da educação política para o pleno exercício da cidadania. De acordo com Teresa Leitão, a inclusão desses temas no currículo escolar contribuirá para a formação de jovens mais críticos e participativos na vida em sociedade.
A proposta de alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação gerou debates acalorados entre os membros da comissão, com opiniões divergentes sobre a eficácia e relevância da inclusão da educação política e direitos da cidadania como disciplinas obrigatórias. Para os defensores do projeto, a medida é crucial para a promoção de uma educação mais plural e democrática, enquanto os críticos questionam a capacidade do sistema educacional em abordar esses temas de forma imparcial e equilibrada.
Após intensas discussões e análises críticas, a proposta foi aprovada na Comissão de Defesa da Democracia, avançando para as próximas etapas de tramitação no Congresso Nacional. A expectativa é que o projeto seja debatido em plenário, onde os senadores poderão se manifestar e propor eventuais alterações antes da votação final.
A inclusão da educação política e direitos da cidadania como componentes curriculares na Lei de Diretrizes e Bases da Educação pode representar uma mudança significativa no sistema educacional do país, impactando diretamente a formação dos futuros cidadãos. A adequação do currículo escolar para abarcar esses temas pode contribuir para uma sociedade mais consciente e participativa, refletindo no fortalecimento da democracia e no exercício pleno da cidadania.