Heinze enfatizou que a medida terá impacto positivo no comércio entre Brasil e Uruguai, uma vez que beneficiará o Porto de Rio Grande, um dos maiores centros industriais e portuários do Rio Grande do Sul. O edital também prevê a sinalização da futura hidrovia Brasil-Uruguai, o que facilitará o transporte de cargas e a logística de importação e exportação entre os dois países.
O senador também ressaltou que a concessão da hidrovia após a conclusão da dragagem e sinalização representará a primeira hidrovia “pedagiada” do Brasil, destacando sua importância para o norte e nordeste do Uruguai. Ele mencionou um encontro com o presidente do Uruguai, Luís Lacalle Pou, em março de 2020, no qual discutiram parcerias para melhorar o transporte de produtos agrícolas e diversificar as atividades econômicas na região.
Heinze enfatizou que a dragagem e sinalização da hidrovia Brasil-Uruguai terão um impacto significativo na região, permitindo aos produtores uruguaios acessar o Porto de Rio Grande de forma mais eficiente. Ele exemplificou que, atualmente, o transporte de adubos para a região demanda longas distâncias de caminhão, mas a utilização da hidrovia reduziria as distâncias e os custos de transporte.
O projeto também beneficiará a economia local, gerando um aumento na produção e facilitando a exportação e importação de produtos agrícolas. Assim, a dragagem do canal São Gonçalo e a futura hidrovia Brasil-Uruguai representam um avanço significativo para a infraestrutura de transporte e logística na região, com potencial para impulsionar o desenvolvimento econômico e comercial entre Brasil e Uruguai.