A presidente da Capes ressaltou a importância do Pibid diante da necessidade de formar um bilhão de novos professores no Brasil. Ela destacou que o Pibid garantiria a iniciação à docência uma dimensão semelhante ao aporte conferido pela Capes às bolsas de pós-graduação.
Atualmente, o orçamento da Capes é insuficiente para o lançamento de 100 mil bolsas pelo Pibid, o que implicaria em um déficit da ordem de R$ 200 milhões nos recursos previstos para a instituição. A presidente da Capes enfatizou que a ampliação do Pibid é essencial para atender a demanda por formação de professores no país.
Durante a audiência, os debatedores defenderam a aprovação de propostas que transformem o Pibid em política nacional. O Projeto de Lei 7552/14, em análise na Câmara dos Deputados e com relatoria do deputado Rogério Correia (PT-MG), visa à institucionalização do programa. O relator ressaltou que o Pibid articula teoria e prática, promovendo a formação de professores.
A diretora de políticas educacionais do Instituto Península, Mariana Breim, também manifestou apoio à institucionalização do programa, enfatizando que os alunos precisam de garantias de continuidade para a formação. A deputada Dandara (PT-MG), que solicitou a audiência, elogiou a nova regra da Capes que permite o acúmulo de bolsas financiadas com recursos federais, ressaltando a importância do Pibid para corrigir desigualdades sociais.
A audiência na Comissão de Educação refletiu a relevância do Pibid como um programa fundamental para a formação de professores e para o enfrentamento das desigualdades sociais. A solicitação de recursos adicionais para a Capes evidencia a necessidade de investimentos na educação para garantir a qualificação dos profissionais que atuam na área.