De acordo com o levantamento, 81% dos entrevistados pretendem presentear outras pessoas ou a si mesmos, o que reforça a expectativa de aumento nas vendas do varejo em relação ao ano anterior. O presidente da CDL São Luís, Fábio Ribeiro, destacou o cenário favorável, afirmando que o aumento da taxa de emprego, os juros mais baixos e a redução do número de negativados impactam positivamente no mercado consumidor.
A pesquisa da CNDL também revelou que o ticket médio para os presentes de Natal será de R$ 138, e os presentes serão destinados principalmente aos filhos (60%), mãe (48%), cônjuge (44%) e irmão(a) (28%). Além disso, 64% dos entrevistados planejam adquirir presentes para si mesmos neste Natal.
Em média, os consumidores pretendem comprar quatro presentes para terceiros no Natal, sendo que os produtos mais procurados deverão ser roupas (60%), perfumes/cosméticos (37%), calçados (36%), brinquedos (33%) e acessórios (21%). Quanto às formas de pagamento, o pix (47%), cartão de crédito parcelado (44%), dinheiro (34%) e cartão de débito (31%) foram apontados como as principais opções pelos consumidores.
As lojas físicas continuam sendo a preferência dos consumidores para realizar suas compras de final de ano, com 76% deles planejando realizar compras nesses estabelecimentos, principalmente em lojas de departamento (38%) e em shopping centers (31%). Por outro lado, 50% dos consumidores pretendem fazer compras pela internet, o que representa 81,4 milhões de consumidores.
Apesar do contexto favorável apontado pela pesquisa, a CDL São Luís tem orientado os lojistas a investirem no atendimento ao cliente e na oferta de diferenciais. A entidade está promovendo a sexta edição do Natal Show de Prêmios, uma campanha que oferece ao consumidor a oportunidade de participar do sorteio de um caminhão de prêmios, duas motos e dois vales-compras, visando influenciar os clientes a comprarem nas lojas participantes. A campanha acontecerá até o dia 30 de dezembro, com mais de 500 pontos de vendas cadastrados.