Mais de cinco horas usando celular prejudica desempenho escolar dos adolescentes, aponta relatório do Pisa 2022.

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2022, divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), trouxe dados alarmantes sobre o impacto do uso excessivo de dispositivos digitais na pontuação dos alunos.

O relatório aponta que estudantes que passam entre cinco e sete horas por dia em smartphones e outros dispositivos digitais tiveram uma pontuação menor nos testes em comparação com aqueles que utilizam os aparelhos por até uma hora diária. A análise levou em conta o perfil socioeconômico dos alunos e das escolas.

Cerca de 690 mil estudantes de 81 países participaram dos testes do Pisa 2022, que focou no desempenho em matemática. Os resultados revelaram que a distração causada pelo uso de dispositivos digitais durante as aulas afetou significativamente o desempenho dos alunos.

No Brasil, 80% dos estudantes admitiram ter ficado distraídos em aulas de matemática devido ao uso de celulares e outros dispositivos. Esse percentual também foi observado em países como Argentina, Canadá, Chile, Finlândia, Letônia, Mongólia, Nova Zelândia e Uruguai.

Além disso, cerca de 59% dos alunos relataram que a distração foi causada pelos colegas que estavam usando dispositivos digitais. O relatório destacou que a distração em sala de aula resultou em uma pontuação média 15 pontos menor nos testes de matemática do Pisa.

Enquanto países como Japão e Coréia, que obtiveram pontuações acima da média do OCDE, tiveram níveis mais baixos de distração relatados pelos alunos, países com maior índice de distração também apresentaram desempenho abaixo da média.

O uso de celular nas escolas tem sido um desafio para os gestores de educação em todo o mundo. O relatório recomenda a promoção de uma interação saudável entre a tecnologia e o aprendizado, mas ressalta a importância de minimizar o tempo de uso para evitar distrações, bullying nas redes sociais e exposição da privacidade dos estudantes.

Apesar de 29% dos alunos da OCDE afirmarem utilizar smartphones várias vezes ao dia e 21% usarem quase diariamente na escola, em 13 países, mais de dois terços dos alunos frequentam escolas onde o uso de celular não é permitido, resultando em um menor índice de distração em sala de aula.

O relatório alerta que a proibição de celulares nas escolas nem sempre é eficaz e que os alunos podem se tornar menos responsáveis no uso dos aparelhos. Portanto, as escolas precisam encontrar maneiras eficazes de lidar com o uso de dispositivos digitais, equilibrando a interação com a tecnologia e evitando os impactos negativos no desempenho dos alunos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
indin sexy vidio mumuporn.mobi mia khalifa redtube white girl sex umbako.mobi keral sex xxx lanka brostube.info xxx utv sisterboob hentaionly.net how to play with onee-san srujana audio clip pornozavr.net desi sex xxxx 波多野結衣 av avgle.mobi 奄美まな نيك احلى كس arabicaporn.com سكس لية الدخلة سكس عربى سحاق iporntv.me احدث صور السكس mia khalifa having sex fuckster.mobi sexy hot bf download سكسس محارم bendito-porno.com افلام سكس لونا الحسن mahfuz ahmed xbeegporn.mobi karnataka sexy video indianteachers freegreatporn.info adult chutkule hindi indian pornsites popsexy.net www.xxxporn.com bpxxxvideos stripmovs.com hot hindi xxx video angry sex videos zambibo.mobi www indianxxxx