Brasil mantém estabilidade no Pisa, mas apenas metade dos alunos atinge mínimo em matemática e ciências, aponta relatório.

O Brasil manteve-se estável nas pontuações em matemática, leitura e ciências no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). No entanto, menos de 50% dos alunos conseguiram atingir o nível mínimo de aprendizado em matemática e ciências.

Em 2022, o país alcançou 379 pontos em matemática, 410 em leitura e 403 em ciências, de acordo com os resultados divulgados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Os resultados de 2018, ano anterior avaliado, mostraram um desempenho ligeiramente superior, com 384 pontos em matemática, 413 em leitura e 404 em ciências.

Aplicado a cada três anos, o Pisa avalia os conhecimentos dos estudantes de 15 anos de idade em matemática, leitura e ciências. Foram avaliados 10.798 alunos de 599 escolas no Brasil, em um total de 690 mil estudantes de 81 países.

Com o resultado de 2022, o Brasil continua apresentando um desempenho abaixo da média dos países da OCDE nas três disciplinas, com 472 pontos em matemática, 476 em leitura e 485 em ciências. Em comparação com a média dos países da OCDE, o Brasil está aproximadamente quatro anos atrás em ciências.

O desempenho do Brasil no ranking internacional foi modesto, ocupando o 64º lugar em matemática, 53º em leitura e 61º em ciências, atrás de outros países latino-americanos como o Chile, Uruguai, México e a Costa Rica.

Em matemática, apenas 27% dos estudantes brasileiros conseguiram atingir o nível 2 de proficiência, considerado o patamar mínimo de aprendizado, enquanto a média da OCDE é de 69%. Apenas 1% dos alunos no Brasil alcançaram os níveis mais altos de proficiência, comparado a uma média de 9% nos países da OCDE.

Em leitura, metade dos estudantes obtiveram o nível mínimo de proficiência, enquanto em ciências, aproximadamente 45% dos alunos atingiram o nível 2, comparado a 76% da média da OCDE. Esses resultados revelam uma lacuna significativa em relação aos demais países membros da organização.

A pandemia de COVID-19 pode ter causado impacto na educação dos jovens, dada a transição para aulas online e o fechamento de escolas. No entanto, o relatório do Pisa sugere que a queda no desempenho não pode ser atribuída apenas à pandemia, já que vários países já vinham apresentando queda nas notas antes mesmo da chegada do vírus.

No cenário global, houve uma queda média de dez pontos em leitura e quase 15 pontos em matemática nos países da OCDE em comparação com 2018. O relatório destaca que a estabilidade das notas do Pisa ao longo do tempo é preocupante, visto que indica um déficit na evolução do desempenho educacional.

O desempenho do Brasil no Pisa 2022 revela desafios significativos dentro do sistema educacional do país, especialmente em relação à proficiência dos alunos em matemática, leitura e ciências. A necessidade de programas e iniciativas para elevar o padrão educacional no Brasil é evidente, visando garantir um futuro mais promissor para as gerações futuras.

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