O presidente da SBG, Roberto Galvão Filho, explicou que a ideia da campanha nos cinemas é chocar as pessoas para que compreendam o que podem perder ao deixar a doença avançar. Ele ressaltou a importância de informar a população sobre a existência do glaucoma e incentivar as pessoas a procurar tratamento o mais cedo possível.
Apesar de ser a principal causa de cegueira, o glaucoma ainda é desconhecido por grande parte da população. Uma pesquisa realizada por oftalmologistas ligados à SBG apontou que 90% dos entrevistados ignoravam que apresentavam sinais de risco da doença. As estimativas da SBG mostram que 2,5 milhões de pessoas vivem com a doença no Brasil.
Globalmente, estima-se que o número de pessoas com glaucoma chegará a 114 milhões até 2040. No Brasil, a descoberta tardia do glaucoma é um problema, sendo que o dossiê elaborado pela SBG indicou que apenas 6,7% da população visitou um oftalmologista uma vez por ano em 2022.
O glaucoma não tem cura, mas, com diagnóstico precoce, é possível conter o avanço da doença. O problema é que a doença afeta a visão das laterais para o centro do olho, e as pessoas só percebem quando a perda visual já está avançada. O tratamento para o glaucoma está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo colírios, tratamento com laser e cirurgias.
Para Galvão, é essencial que as pessoas compreendam a gravidade do glaucoma e busquem tratamento o quanto antes. Ele enfatizou a importância da consulta anual ao oftalmologista, especialmente para pessoas com fatores de risco como diabetes, hipertensão arterial, miopia ou que são negras, já que têm maior predisposição a desenvolver a doença. O objetivo da campanha nos cinemas é justamente alertar a população para a importância da prevenção e do tratamento do glaucoma.