Presidente Lula sanciona lei que intitula rodovias em homenagem a Bernardo Sayão, engenheiro responsável pela ligação entre Brasília e o Norte do país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira (23) a lei que intitula de “Bernardo Sayão” a BR-153, trecho entre as cidades de Anápolis (GO) a Wanderlândia (TO); a BR-226 que liga Wanderlândia (TO) a Estreito (MA); a BR-010 compreendida entre o Estreito (MA) ao entroncamento com a BR-316, entre Santa Maria do Pará (PA) e Belém (PA). A Lei 14.730, de 2023, foi publicada sem vetos nesta quinta-feira (23), no Diário Oficial da União, em edição extra.

A lei originou-se do Projeto de Lei (PL) 641/2015, de iniciativa do ex-senador Donizeti Nogueira, aprovado pelo Senado em maio de 2019 pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), com relatoria do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA).

Bernardo Sayão Carvalho Araújo foi um engenheiro agrônomo designado em 1958 pelo então presidente Juscelino Kubitschek para construir a ligação entre Brasília e o Norte do país. O engenheiro trabalhara desde 1955 na construção de Brasília como um dos diretores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e já havia exercido o cargo de vice-governador do estado de Goiás, com votação superior à do próprio governador eleito.

Para o autor da proposta, ex-senador Donizeti Nogueira, o projeto devolve o nome de Bernado Sayão à rodovia pela qual “devotou sua vida e sua morte”. Isso porque o decreto de 1960 do então presidente Juscelino Kubitschek foi revogado por ato do Poder Executivo em 1991.

“[A lei sancionada pela presidência] une trechos de diferentes rodovias federais com o objetivo de devolver a unidade do traçado original da Rodovia Belém-Brasília, ao mesmo tempo em que homenageia e reaviva a memória do grande herói nacional que foi Bernardo Sayão Carvalho Araújo”, disse o autor da proposta em seu relatório.

Há várias versões sobre as exatas circunstâncias da morte de Sayão, mas é fato que, no início de 1959, ele foi atingido pelo galho de uma árvore cortada de forma incorreta enquanto examinava projetos numa barraca de campanha próxima ao município de paraense de Ulianópolis. Sayão sobreviveu até a chegada do resgate, mas morreu a bordo do helicóptero que o levava para atendimento médico. Tinha fraturas no crânio e em um dos braços. O engenheiro foi uma das primeiras pessoas sepultadas no cemitério Campo da Esperança, na nova capital, cujo terreno ele mesmo teria demarcado.

A iniciativa de nomear as rodovias em homenagem a Bernardo Sayão tem como objetivo resgatar a memória e o legado deste importante personagem na história do desenvolvimento rodoviário do Brasil. A atuação de Sayão teve um impacto significativo na integração e expansão das vias de transporte no país, e a sua dedicação e sacrifício merecem ser reconhecidos e celebrados. A lei sancionada pelo presidente Lula da Silva representa, portanto, um ato de justiça e reconhecimento da contribuição de Bernardo Sayão para a infraestrutura nacional.

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