Organizada a cada dois anos, a Obrac 2023 teve suas provas teóricas e práticas realizadas entre julho e outubro deste ano. O evento está sendo concluído com atividades presenciais no Rio de Janeiro, que incluem visitas técnicas, minicursos, prova de corrida de orientação, premiação e encerramento. Durante a semana, as equipes visitaram o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em São José dos Campos. No Rio de Janeiro, estão previstas as premiações das três primeiras equipes da Obrac 2023.
Os mapas confeccionados pelas equipes participantes nas primeiras fases contemplam diferentes aspectos relacionados às potencialidades e aos desafios encontrados na região da Amazônia Legal brasileira e fazem parte da exposição hospedada no portal IVIDES.org. A diretora do Instituto de Geociências da UFF, Angélica Di Maio, destacou que os alunos abordaram temas como biodiversidade, potências e desafios da região, incluindo questões relacionadas à cultura indígena, riquezas da floresta e problemas com mineração.
Di Maio ressaltou que a intenção da Obrac é “colocar os alunos bem conscientes das coisas que acontecem no mundo, na sociedade, no país, no seu estado, no seu município e, a partir desse entendimento, que eles tenham posições e possam interferir de forma positiva”. Ela também apontou que o trabalho desenvolvido pelos alunos tem um significado relevante para o futuro, pois eles têm acesso a ferramentas de geotecnologia e programas de computador desde cedo, o que prepara os alunos para carreiras futuras e permite que os professores aprendam as novidades da tecnologia.
A Amazônia Legal é uma área que corresponde a mais da metade do território brasileiro e engloba oito estados e parte do Maranhão, onde reside mais de 50% da população indígena brasileira, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
A competição, que conta com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, é uma oportunidade para os estudantes se envolverem em questões relevantes relacionadas à região amazônica e ganharem experiência em cartografia e geociências. A Obrac tem se mostrado uma forma eficaz de promover a conscientização e o engajamento dos alunos com questões socioambientais e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da educação nas escolas.