É importante ressaltar que esses preços correspondem à parcela da Petrobras, que é responsável por uma parte da composição dos preços finais na bomba. Levando em consideração a mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro na gasolina comercializada aos postos, a parcela da Petrobras será, em média, de R$ 2,05 por litro vendido na bomba. No caso do diesel, que é composto por 88% de diesel A e 12% de biodiesel, a parcela da Petrobras será, em média, de R$ 3,56 por litro vendido na bomba.
Em relação à variação acumulada no ano, os preços de venda da gasolina A e do diesel A para as distribuidoras apresentaram redução de R$ 0,27 por litro de gasolina e de R$ 0,44 por litro de diesel. Essa redução é resultado da estratégia comercial adotada pela Petrobras, focada em tornar a empresa mais competitiva no mercado e evitar o repasse de volatilidades para o consumidor.
O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, destacou que a estratégia comercial tem sido bem-sucedida, principalmente em relação aos preços dos produtos da empresa ao longo deste ano. Mesmo com o valor do petróleo Brent mais alto do que no ano anterior, os preços dos produtos da Petrobras acumularam quedas significativas. Essa situação difere do que ocorreu ao longo de 2022.
A Petrobras esclareceu que as alterações nos preços da gasolina e do diesel são decorrentes de movimentos distintos no mercado e na estratégia comercial da estatal. No caso da gasolina, o fim do período de maior demanda global, juntamente com a maior disponibilidade e desvalorização do produto em relação ao petróleo, influenciaram na queda de seu valor. Já no caso do diesel, a demanda global se mantém e há expectativa de alta sazonal, o que valoriza o produto em relação ao petróleo.
A empresa enfatizou sua intenção de evitar repassar a volatilidade do mercado internacional e da taxa de câmbio para a sociedade brasileira. No entanto, a Petrobras também busca preservar um ambiente competitivo, de acordo com a legislação vigente. Essas medidas visam equilibrar a necessidade de ajustar os preços conforme o cenário internacional, sem prejudicar excessivamente os consumidores e a economia do país.