Escolas brasileiras estão mais conectadas, mas falta acesso à internet por falta de dispositivos, aponta pesquisa TIC Educação 2022.

A pesquisa TIC Educação 2022, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), revelou que as escolas brasileiras estão mais conectadas após a pandemia, porém ainda enfrentam desafios em relação à disponibilidade de dispositivos para acessar a internet. Segundo o estudo, 94% das escolas possuem conexão com a internet, no entanto, apenas 58% possuem equipamentos como computadores, notebooks, desktops e tablets, além da conectividade adequada para uso dos alunos.

A educação foi uma das áreas mais impactadas pela pandemia, com as escolas fechadas por cerca de 1 ano. Durante esse período, as instituições buscaram formas de alcançar os estudantes por meio de atividades remotas, com e sem o uso de tecnologia.

A pesquisa mostra que houve um aumento na porcentagem de escolas conectadas em comparação a 2020, no início da pandemia. Neste ano, 99% das escolas de ensino fundamental e médio em áreas urbanas possuíam conexão com a internet, enquanto nas áreas rurais esse número subiu de 52% para 85%. Entre as escolas públicas, a porcentagem aumentou de 78% para 93%, e entre as particulares, de 98% para 99%.

No entanto, ter acesso à internet não é suficiente. É necessário que as escolas disponham de equipamentos adequados para acessar a rede. De acordo com a pesquisa, 86% das escolas públicas estaduais possuem notebooks, desktops ou tablets para uso dos alunos, enquanto esse número cai para 49% nas instituições municipais. Nas áreas rurais, apenas 38% das escolas possuem esses dispositivos, enquanto nas áreas urbanas o número sobe para 78%. Entre as escolas particulares, 80% possuem equipamentos para uso dos alunos.

Além disso, o estudo também abordou a qualidade da internet nas escolas. A velocidade da conexão aumentou desde o início da pandemia, mas ainda existem desafios. No final de 2022, 52% das escolas estaduais, 29% das municipais e 46% das particulares declararam ter velocidade igual ou superior a 51 megabits por segundo (Mbps) na principal conexão da instituição.

Segundo o NIC.br, a velocidade da internet é um fator importante para o desenvolvimento das atividades escolares. No ano passado, o Grupo Interinstitucional de Conectividade na Educação (Gice) elaborou uma nota técnica que define que 1 Mbps por aluno é capaz de viabilizar a maioria das atividades escolares. Portanto, as escolas deveriam contratar um plano de 100 Mbps para atender a essa demanda.

A pesquisa TIC Educação também destacou os desafios enfrentados pelas escolas em relação à conexão. Em escolas públicas estaduais, problemas como sinal de internet fraco em salas distantes do roteador, sobrecarga da internet e baixa qualidade da conexão foram citados como obstáculos para o acesso dos alunos. Nas instituições particulares, esses problemas também foram mencionados, mas em menor proporção.

Os estudantes também apontaram dificuldades no uso da internet, como a falta de utilização da rede pelos professores em atividades educacionais e a proibição do uso de celulares e acesso à internet nas escolas. Além disso, a pesquisa mostrou que a formação de professores em tecnologias digitais ainda é um desafio, com 75% dos professores afirmando que falta um curso específico nessa área.

De acordo com o estudo, apenas 56% dos professores participaram de alguma formação continuada sobre o uso de tecnologias digitais nos últimos 12 meses. O uso dessas tecnologias na disciplina e na avaliação dos alunos foram os temas mais abordados nas formações continuadas.

Outro ponto destacado pela pesquisa foram as situações sensíveis vivenciadas pelos alunos na internet, como o uso excessivo de jogos e tecnologias digitais, o cyberbullying, a discriminação, o vazamento de imagens sem consentimento e o assédio. Os professores relataram que apoiaram os estudantes nessas situações, sendo que a porcentagem de professores que prestaram esse apoio aumentou em relação ao ano anterior.

A pesquisa TIC Educação é realizada desde 2010 e tem como objetivo investigar a disponibilidade de tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas escolas brasileiras, bem como o uso dessas tecnologias pelos alunos e educadores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
indin sexy vidio mumuporn.mobi mia khalifa redtube white girl sex umbako.mobi keral sex xxx lanka brostube.info xxx utv sisterboob hentaionly.net how to play with onee-san srujana audio clip pornozavr.net desi sex xxxx 波多野結衣 av avgle.mobi 奄美まな نيك احلى كس arabicaporn.com سكس لية الدخلة سكس عربى سحاق iporntv.me احدث صور السكس mia khalifa having sex fuckster.mobi sexy hot bf download سكسس محارم bendito-porno.com افلام سكس لونا الحسن mahfuz ahmed xbeegporn.mobi karnataka sexy video indianteachers freegreatporn.info adult chutkule hindi indian pornsites popsexy.net www.xxxporn.com bpxxxvideos stripmovs.com hot hindi xxx video angry sex videos zambibo.mobi www indianxxxx