Luca de Meo, presidente do Grupo Renault, admitiu a dificuldade enfrentada pelos fabricantes tradicionais em uma entrevista à agência Reuters, afirmando que é necessário diminuir a diferença de custos em relação aos chineses, que começaram a investir em veículos elétricos antes das marcas europeias. A Renault planeja lançar um novo veículo elétrico, o VE R5, em 2025, como uma forma de competir nesse mercado.
No Salão de Munique, as principais novidades foram os veículos elétricos. A BMW apresentou uma visão do futuro Série 3, destacando o avanço em alcance e recarga da bateria. A Mercedes revelou a próxima geração do CLA, com as DRL inspiradas na estrela de três pontas da marca. A Volkswagen, se inspirando na famosa versão GTI do Golf, apresentou o modelo-conceito ID GTI.
Entre as marcas chinesas, uma nova marca chamou a atenção: a AVTR, nascida de uma colaboração entre a Changan e a Huawei. O modelo batizado de número 12 tem 5 metros de comprimento e versões com um ou dois motores elétricos.
Além disso, o Salão também trouxe novidades no segmento dos SUVs. A Porsche lançou a sexta geração do Cayenne, que agora também conta com versões híbridas. O desempenho do Cayenne Turbo GT impressionou, com um motor V-8 biturbo de 659 cv e 86,7 kgf·m de torque. O SUV acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos.
Outro destaque do evento foi o sedã Seal, da marca chinesa BYD, que oferece um amplo espaço interno e um desempenho empolgante, graças aos dois motores elétricos que totalizam 531 cv e 60,2 kgf·m de torque.
No Brasil, a indústria automobilística está enfrentando um aumento nos estoques, o que é bom para o consumidor. A produção em agosto cresceu 24% em relação a julho, elevando os estoques nas fábricas e concessionárias. Além disso, a valorização do real frente ao dólar ajudou a reduzir os preços dos modelos importados. A expectativa é que as vendas continuem em alta e que os estoques sejam escoados com promoções.
Por fim, o Grupo Gandini celebrou a marca de 450.000 veículos Kia importados nos últimos 30 anos. A empresa, que começou como uma operação modesta em 1993, se tornou distribuidora da Kia também no Uruguai e estabeleceu uma parceria para a fabricação de caminhões leves no país vizinho. Os modelos mais vendidos foram o SUV compacto Sportage, o sedã médio-compacto Cerato e o subcompacto Picanto.
O Salão de Munique foi um evento que refletiu as tendências atuais da indústria automobilística, com foco nos veículos elétricos e na concorrência cada vez maior das marcas chinesas. Os fabricantes tradicionais estão em uma encruzilhada e terão que fazer um grande esforço para acompanhar esse avanço.