Durante esse período, os motoristas deverão utilizar como rota alternativa a Rodovia Rodolfo Ribeiro de Castro (SP-421), passando pela ponte já recuperada para atravessar o Rio Paranapanema, e a Rodovia João Lunardelli (PR-170), no trecho entre Rolândia e Porecatu.
Outra opção para quem trafega entre o trecho de Colorado, Itaguajé e a Usina de Taquaruçu são as Rodovias Engenheiro Jorge Rezende de Matos (SPA-001/563) e Francisco Laranjeira Villar (PR-542). Os desvios têm uma extensão média entre 10 e 56 quilômetros. Para orientar os motoristas, o DER colocou placas em pontos estratégicos indicando as opções de desvio, além de faixas com o alerta da interdição.
As obras de recuperação da ponte recebem um investimento de R$ 2,2 milhões provenientes do tesouro estadual paulista. Elas incluem correções nas junções das lajes danificadas e intervenções no pavimento. O início dos trabalhos ocorreu em julho de 2023 e a previsão é que sejam concluídos em janeiro de 2024. A ponte recebe uma média de 4.365 veículos diariamente, entre leves e pesados.
Para garantir a segurança dos condutores, o DER orienta que fiquem atentos à sinalização, principalmente durante a noite, e respeitem os limites de velocidade, especialmente durante o período de obras. Em caso de dúvidas, os motoristas podem entrar em contato pelo telefone: 0800 055 5510.
Com essa interdição e as rotas alternativas estabelecidas, é importante que os motoristas estejam preparados para possíveis atrasos e congestionamentos, principalmente nos primeiros dias da implementação das mudanças. A atualização do planejamento de viagem e a utilização de aplicativos de trânsito em tempo real podem auxiliar na busca por opções de trajeto mais rápidas e eficientes.