O Legacy 600 foi comprado pela empresa americana Swift Aviation e partiu de São José dos Campos (SP), sede da Embraer, com destino a Fort Lauderdale, na Flórida (EUA). Durante o voo, a aeronave colidiu com a asa do Boeing sobre a floresta amazônica em Mato Grosso. Enquanto o Legacy conseguiu um pouso de emergência na base aérea da serra do Cachimbo, no Pará, o Boeing caiu no meio das árvores e todos a bordo morreram.
A investigação conduzida pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) concluiu que a colisão foi causada por erros dos controladores aéreos e dos pilotos do Legacy. O avião estava na contramão e na altitude errada no momento do impacto. Os pilotos não perceberam que o transponder, responsável pelo sistema anticolisão TCAS, estava desligado. Se o sistema estivesse funcionando, a colisão poderia ter sido evitada.
Os pilotos do Legacy, Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, foram condenados pelo acidente em 2011. No entanto, o governo americano determinou que eles não erraram e que a culpa era dos controladores. Por isso, nenhum deles sofreu punições.
O Legacy 600 foi lançado pela Embraer em 2000 e sua produção foi encerrada em 2020. O modelo foi substituído pelos modelos Phenom e Praetor. O avião possui 21 metros de envergadura, 26 metros de comprimento, pesa 22.500 kg e tem capacidade para transportar entre 12 e 15 passageiros. Sua autonomia de voo é de 6.290 km e sua velocidade de cruzeiro é de 870 km/h.
O Legacy 600 envolvido no acidente na Rússia foi produzido em 2007 para a Linxair, da Sérvia. Antes de ser adquirido pelo Grupo Wagner em setembro de 2020, o avião operou nas frotas da International Jet Management (Áustria), MNG Jet (Turquia) e Autolex Transport (Rússia).
Já a aeronave que colidiu com o Legacy em 2006 foi vendida para uma empresa especializada em compra e revenda de aviões. Depois de ficar quatro anos parada na base aérea da serra do Cachimbo, a aeronave foi levada para os EUA em novembro de 2010, onde teve sua asa reformada. Posteriormente, foi vendida para uma empresa de aviação executiva mexicana.
Apesar de ambos os acidentes envolverem o mesmo modelo de avião, é importante ressaltar que as circunstâncias e as causas foram diferentes. No acidente de 2006, a colisão foi causada por erros de controle de tráfego aéreo e dos pilotos do Legacy. Já o acidente na Rússia ainda está sendo investigado para determinar as causas do acidente.